Tecnologia do Blogger.
RSS

Prefeitura inicia seminários de discussão sobre mobilidade urbana em Fortaleza

29/01/2014

Os eventos integram o Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito, que prevê melhorias na Cidade até o final de 2014

Imagem do auditório durante evento
O desenvolvimento e a implantação de um novo modelo para binários no trânsito de Fortaleza devem ser executados neste semestre (Foto: Queiroz Neto)

A prefeitura de Fortaleza realizou, nessa quarta-feira (29/11), no Paço Municipal, o primeiro Seminário de Alinhamento das Ações em Mobilidade Urbana de Fortaleza. A iniciativa faz parte das etapas relacionadas ao Plano de Ações Imediatas em Transporte e Trânsito de Fortaleza - PAITT. O Plano, lançado pelo prefeito Roberto Cláudio no último dia 10 de dezembro, contempla o estudo e a implantação de soluções de execução em curto prazo que contribuam para melhorar o trânsito e transporte público na cidade até o final de 2014.

Segundo o coordenador do PAITT, Luís Alberto Sabóia, secretário-executivo da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos, o principal objetivo do Seminário "é alinhar as informações sobre projetos dos diversos entes públicos, além de apresentar as próximas etapas do Plano". A empresa norte-americana de consultoria de gestão McKinsey & Company está elaborando os estudos que serão colocados em prática. A empresa já elaborou projetos de mobilidade urbana para cidades na Rússia e na Inglaterra e é uma das responsáveis pela implementação do sistema Transmilênio de BRT (Bus Rapid Transit) em Bogotá, na Colômbia. No encontro, representantes da McKinsey apresentaram possíveis temas com linhas de ação que podem ser implementadas por Fortaleza.

O desenvolvimento e a implantação de um novo modelo para binários no trânsito de Fortaleza, tomando como referência as avenidas Santos Dumont e Dom Luís, devem ser executados ainda este semestre pela Prefeitura. O binário é um entre vários exemplos de ações que precisam ser discutidas na tentativa de melhorar o trânsito da Capital. A otimização das rotas de ônibus e vans, circulação no Centro, plano de estacionamento e gerenciamento de tráfego também estão em debate.

Durante o seminário, os titulares das secretarias de Conservação e Serviço Público (SCSP), Infraestrutura (Seinf), Turismo, Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), além do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor), da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC) e da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), apresentaram projetos e atividades de execução e em fase de planejamento que impactam os níveis de mobilidade urbana de Fortaleza.
Também participaram do seminário o diretor da McKinsey Heinz-Peter Elstrod e o presidente da Câmara Municipal, Walter Cavalcante. O seminário de alinhamento do PAITT foi o primeiro de uma série de outros seminários e reuniões de discussão sobre mobilidade urbana em Fortaleza que ainda serão realizados.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS