Tecnologia do Blogger.
RSS

Ubajara, o "Senhor da Canoa"

O Ceará do vasto litoral, também possui outras belezas naturais que nos encantam com sua diversidade da fauna e flora!
Multicolorido, o Estado revela-se cheio de surpresas. Na Chapada da Ibiapaba, encontramos um outro Ceará, aquele das palmeiras exóticas, das bromélias e dos pássaros, das frutas, e claro, das grutas!
Ubajara, é um local que surpreende! Distante de Fortaleza cerca de 349 km, seu nome tem origem de uma lenda , que segundo contam no local, o "Senhor da Canoa"(significado em linguagem indígena de seu nome), seria um cacique que vindo do litoral, habitou a gruta por vários anos. Lenda ou verdade, quando se descobre Ubajara, é como se descobrir um outro Ceará!
Ubajara, foi habitado pela tribo dos Tabajaras, um povo forte, que em 1604,segundo a Folha Ubajarense, Pero Coelho de Sousa empreendia dantesca tentativa de conquista da rica região da Ibiapaba. Considerava-se senhor absoluto daquelas terras o valente chefe tabajara “Diabo Grande”, que desfechou contra os invasores toda a sua força e bravura. A habilidade do destemido Pero Coelho e a superioridade de suas armas, entretanto, lograram a vitória e não tardou que, inteligentemente, “Diabo Grande” resolvesse receber em sua taba o açoriano conquistador, e, assume compromisso que jamais desrespeitou.
Aliados nativos e brancos – posteriormente auxiliados pelos jesuítas Francisco Pinto e Luiz Filgueira – proveram o progresso das aldeias que começam a proliferar às margens do arroio Arabê. A obra benemérita dos jesuítas interrompeu-se, todavia, com o trucidamento do Padre Francisco Pinto, ocorrido por ocasião de uma cerimônia religiosa, no dia 11 de janeiro de 1608, em local onde hoje se levanta a cidade de Ubajara.
História e lendas à parte, para se visitar Ubajara e seus atrativos, o visitante necessita de algumas informações para lá chegar: O ideal é subir a Chapada da Ibiapaba, via BR 222, vindo de Fortaleza até a cidade de Tianguá, depois seguir 17 km via CE 187, onde se pega uma estrada pavimentada até a entrada do Parque.
O Parque Nacional de Ubajara, é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade- ICMBio. Foi criado pelo Decreto nº 45.954, de 30 de abril de 1959 e teve sua área ampliada em 13 de dezembro de 2002, passando a possuir 6.228 hectares.
Bioma: Caatinga....Ecossistemas: Caatinga, Floresta Ombrofila aberta e estacional semi-decidual.
Sugestão de hospedagem:
Em Tianguá: Serra Grande Hotel
Em Ubajara: Neblina Park Hotel,Pousada Semente de Luz, Pousada Ubajara dentre outros.

Fontes:ICMBio/MMA,Ducado Tipi, Folha Ubajarense


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS