Tecnologia do Blogger.
RSS

Carreira em Ascensão



O profissional desta área é responsável por planejar, pesquisar, organizar e coordenar atividades voltadas para o turismo. 

O turismólogo deve ter conhecimento na área de planejamento, na área hoteleira e em administração. Para exercer a profissão, é preciso mais que gostar de história, do meio ambiente e de viagens. O profissional tem que ser capaz de elaborar projetos, administrá-los e garantir que o turismo tenha, mais que rentabilidade, uma forte sustentabilidade. 

É dever dele ainda fazer seleção e classificação de possíveis áreas para turismo ou que já façam parte de rotas turísticas. Por manter contato com profissionais de outras áreas, o
turismólogo necessita ter um conhecimento vasto de áreas específicas e de setores que num primeiro momento lhe pareçam alheio, como a medicina e a informática. E quem exerce a profissão não atua em um setor específico.

“O turismo é uma área abrangente e o turismólogo não é o profissional que trabalha no balcão ou numa recepção de hotel. Ele é o coordenador do sistema turístico. Coordena atividades ligadas ao turismo, planejando o turismo de forma sustentável”, declara Rômulo Mesquita Pinto, 28, turismólogo há 5 anos.

O profissional aconselha que, após a graduação, faça-se uma especialização. “Daria o conselho de o estudante, depois de formado, procurar atender a todos os setores do turismo, mas minha recomendação seria na área de transportes, principalmente na parte aérea, pois é um mercado que cresce a cada dia”, sugere Mesquita, que decidiu se especializar no mercado da aviação e hoje trabalha como agente de aeroporto.
Regulamentação


Quando indagado sobre as expectativas diante da regulamentação da profissão, ocorrida no mês passado pela presidente Dilma, o turismólogo comenta que, com a profissão regulamentada, serão criados novos setores dentro da área, onde os turismólogos poderão coordenar. “Agora, acho também que isso vai depender muito das secretarias do Estado e do município. Vamos ficar muito à mercê dos governos para que possamos fazer um desenvolvimento dos produtos turísticos locais”, salienta.
 Saiba mais
Há uma infinidade de áreas para se fazer uma especialização e é importante que se faça. Entre elas, estão as áreas de eventos, hotelaria, planejamento, consultoria turística, marketing e agenciamento.


A média salarial do turismólogo é de R$ 800 para profissionais das áreas operacionais e de R$ 10 mil para quem atua nas áreas de gestão.
EM BAIXA
 TRÊS VETOS
No entanto, o texto sancionado vetou três artigos que previam exigências para o exercício da profissão, como diploma e registro em órgão competente.

EM ALTA
 REGULAMENTAÇÃO
Depois da regulamentação da profissão de turismólogo no começo deste ano, novos campos de atuação começam a se abrir no mercado.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS